Corte Eclesiástica

Corte Eclesiástica

Corte no sentido de realeza significa o lugar onde o rei habita, podendo ser também temporariamente, assim como os demais membros da casa real que o acompanham.
Eclesiástica é a forma de reunir pessoas na Igreja. Neste tocante refere-se a Ministros de Confissão Religiosos em Colegiado Liderados pelas Autoridades Eclesiásticas Competentes.


Suprema Corte Eclesiástica e o exercício de suas atribuições.

Existem três formas de governo eclesiástico: o episcopal, o presbiteriano e o congregacional.
A principal função da Suprema Corte Eclesiástica é de resolver conflitos a ela submetidos pelas Igrejas e Ministros Filiados e emitir pareceres sobre questões eclesiásticas apresentadas pelas Igrejas e órgãos através dos Ministros dos Órgãos e Instituições congregados.
É uma extensão dos trabalhos da CEFIP a Igrejas e Ministros associados que atua nas esferas histórica e filosófica, na promoção da Paz e Harmonia entre os Ministros Ordenados e a Sociedade em um Todo.
Suprema Corte Eclesiástica (SCE) é a mais alta instância do poder eclesiástico entre as instituições congregadas e acumula competências típicas de uma Suprema Corte (tribunal de última instância) e de um Tribunal Eclesiástico (que julga questões eclesiásticas e afins independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Fé Cristã, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.
Os Juízes Eclesiásticos do tribunal são chamados de Ministros do Evangelho. Eles são nomeados pelo Presidente da CEFIP e aprovados na Câmara de Bispos
A Suprema Corte Eclesiástica também reconhece cavaleiros de justiça (de origem nobre) e cavaleiros de graça magistrais (não necessariamente nobres) e confere os seguintes graus:

Leigos
Nobres
Clérigos
Cavaleiro ou dama da
Grã-cruz
Cavaleiro ou dama da
Grã-cruz
Grã-cruz eclesiástica
Cavaleiro ou dama
Comendador (a)
Cavaleiro ou dama
Comendador (a)
Comendador
Eclesiástico

Cavaleiro ou dama
Cavaleiro ou dama
Capelão sênior
Escudeiro (a)
Comendador (a)
Capelão
Irmão ou irmã
Oficial
Capelão assistente


2 comentários:

  1. Peço vênia e por questão de ordem , para lhe desesejar meus sinceros Parabéns Bispo pela iniciativa. Temos que compor de uma forma positiva na Lei. No que pese tais conflitos, devemos sempre lutar pela justiça e pela equidade. Dentro destes pararadigmas que do qual assola o homem médio, aonde ha interesses ha conflitos e aonde há conflitos Está a justiça para compor e mediar de uma forma equitativa para que possamos viver em harmonia perante a sociedade num todo e no nosso estado de direito. Parabéns Bispo. Que Deus te ilumine e guarde sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dh.C Edson Fernandes Neto. Bençãos lhe sejam concedidas sem medida.

      Excluir