sexta-feira, 1 de julho de 2016

Primeiro Encontro de Comendadores - Liturgia





Primeiro Encontro de Comendadores
da Suprema Corte Eclesiástica.

Narrador: Saudação e Oração Inicial

Oração pelo Bispo Antônio – Presidente da Igreja Local
Levita: Louvor.  Hino 65 da Harpa Cristã
Narrador: Os presentes por gentileza se coloquem de pé. Neste momento será concedida a palavra ao Sr Presidente da CEFIP para a composição da Mesa dos Trabalhos.

Executa-se

Narrador: Todos de pé por gentileza. Convido para a Execução do Hino Nacional Brasileiro os Artistas: Músico Paulo Silva da Costa; Músico Raphael Dastan; Cantor Carlos Simões; Cantor Matheus Pereira.

Executa-se

Entoa-se o Hino Nacional Brasileiro

Narrador: Podeis assentar por gentileza

Narrador: Leitura do Grau de Comendador pela Reverendíssima Episcopisa Dona Eliane Helena da Silva Nogueira

O que é Comendador:

Comendador é o nome dado ao indivíduo que recebe uma condecoração honorífica de ordem militar, política ou eclesiástica; alguém que é agraciado com uma comenda, ou seja, um benefício. 

Atualmente, o termo Comendador é utilizado apenas como um título distintivo de honra, oferecido por algum tipo de autoridade às pessoas que se destacam por ajudar a engrandecer a sociedade, seja por trabalhos ou influências sociais, econômicas e políticas, por exemplo. 

No entanto, antigamente as comendas eram entregues aos eclesiásticos (membros da igreja) ou cavaleiros militares, podendo ser tanto uma quantia de dinheiro, como uma porção de terra que era ofertada oficialmente para quem demonstrasse serviços em benefício dos interesses da autoridade que lhe concedeu o título, como por exemplo, o governo, a monarquia, a igreja e etc. 

A tradição de conceder comendas e títulos de comendador começou na Europa e existiu durante muitos séculos como uma estratégia de assegurar e preservar a conquista das terras e incentivo a expansão territorial. A terra doada deveria ser obrigatoriamente defendida pelo comendador do ataque de invasores e inimigos. 

Narrador: Execução de Um Louvor pelo (a) Cantor (a):
Grupo União Feminina Missionárias de Cristo da Igreja Local.

Executa-se

Narração: Entrega dos Títulos de Comendador Eclesiástico pela Comendadora Episcopisa Georgete Moysés Teixeira:

Narração: Distinção da Honraria: O cavaleiro da Corte Eclesiástica que ganha este Título e Dignidade tem um dever de anunciar as boas novas (anunciador) e que pauta a sua vida ao bem da Igreja, da Comunidade e do ser humano em um todo.

Narração: Homenageados:
Pr Adilson de Faria
Pr Alan Moraes Soares
Pr Antônio Medeiros Braz
Pr Erick Sabino Barroso

Narrador: Execução de Um Louvor pelo (a) Cantor (a): Cantora Elen da Igreja Anglicana Renovação em Amor

Executa-se

Narrador: Cerimonia de Colação de Grau de Doutor em Teologia Stricto Sensu de Dom Jefferson Anselmo Rodrigues dos Santos Junior apresentado pelo Bispo e Doutor em Teologia Dom Reinaldo da Silva Tavares.

Dom Reinaldo: Doutorado em Teologia

O Curso de Doutorado Stricto Sensu em Teologia parte do pressuposto que o ensino da Teologia foi à base sobre a qual foram criadas e fundadas as Universidades na Idade Média. Na atualidade o ensino universitário e a pesquisa visam mais à formação de profissionais e seu aprimoramento técnico-científico. No entanto, nos diversos cursos teológicos coaduna-se cultura teocêntrica e antropocêntrica na busca do homem completo. Sob este aspecto é importante lembrar um pouco da história da teologia no Brasil.

O ensino de Teologia no Brasil começou com a vinda dos primeiros missionários portugueses e com a necessidade de formar quadros para as ordens religiosas e as dioceses da nascente colônia. Sob o regime do Padroado, a Teologia ensinada nos seminários devia cumprir sua função de transmitir a doutrina dos manuais da escolástica tardia e da contra-reforma, treinar a oratória sacra, formar os confessores e, não por último, reforçar a lealdade dos sacerdotes a El Rei e à Coroa de Portugal. Foi apenas no quadro do século XIX, de uma sociedade de fato plurireligiosa e pluriconfessional, marcada pela emancipação da Teologia do peso de ser porta-voz da estrutura eclesiástica, pela contribuição teórica e prática dada pela Teologia latino-americana da libertação, ao processo de democratização da sociedade e à luta pelos direitos humanos, pelo resurgimento de inúmeros movimentos religiosos e, ainda, pelo inegável avanço epistemológico acontecido no âmbito da própria razão científica ocidental - cuja crise de paradigmas aponta hoje para as teorias da complexidade -, foi somente nesse horizonte modificado que se criaram as condições para o reconhecimento oficial da Teologia Evangélica, enquanto disciplina de conhecimento acadêmico em pé de igualdade com as demais ciências humanas e do espírito.

Em virtude desta situação o propósito teológico é o de se fazer presente, na história e na cultura dos homens, no âmbito de sua atuação. Esta atuação, nobres Pares, consiste em ensinar o Evangelho de Jesus Cristo, na forma em que é anunciado pela Igreja, nos documentos de seu Magistério, especialmente os referentes à América Latina e ao Brasil; defender e promover a dignidade humana e os direitos dela decorrentes; participar do processo de transformação da sociedade atual, ajudando a formar um tipo de homem com consciência crítica e responsabilidade social, agente de seu crescimento e do desenvolvimento da comunidade de que faz parte; ajudar a construir uma sociedade em que o saber, a convivência e os esforços humanos sejam envolvidos, iluminados e motivados por valores morais e espirituais que apontem sentido e finalidade dignificantes para o mundo, a sociedade e o próprio homem.

Essa preocupação básica, nobres Pares, tornou-se, aos poucos, uma cultura institucional que hoje permeia os vários cursos, a vida acadêmica e científica da grande maioria das Faculdades Teológicas.

Portanto, faço deste pronunciamento uma homenagem a todos os Doutores em Teologia, na pessoa do já citado Bispo Dom Jefferson Anselmo Rodrigues dos Santos Junior que, manifestou seu desejo de, por meio da Teologia, conciliar a dicotomia da Múltipla Visão do Amor, bíblia e paixão, religião e instituição, e assim minimizar os conflitos de foro íntimo daqueles que abraçam a fé e a razão.

Parabéns.

Deus em Cristo Jesus nos abençoe.

Narrador: JURAMENTO DO TEÓLOGO

Narrador: Convidamos a Sua Excelência Reverendíssima Bispo Doutor Jefferson Junior a Proferir o Juramento.

Executa-se

Dom Jefferson:

Diante  do  Deus  Altíssimo  e  desta  amada  igreja; Como remido no  Senhor  e  hoje,  reconhecido  Doutor  em Teologia. Declaro que:  Contarei sempre com a graça e o poder de Deus que me salvou e me chamou segundo seu propósito_para  ser  um obreiro  aprovado  que não  tem  do  que  se  envergonhar  e  que maneja bem a Palavra da  verdade.

Assim, Prometo:
-Zelar pela sã doutrina e fé bíblica que de uma vez por todas foi entregue aos santos, conservando_diante dos homens o modelo das sãs  palavras na fé e no amor que há em Cristo Jesus;

-Preparar meu coração para buscar e aprender a Lei do Senhor cumprila a fim de, colaborar ativamente com o aperfeiçoamento dos santos,  para a obra do  ministério, para a edificação do corpo de Cristo;

- Com o pensamento em Deus e na salvação das almas, consciente da responsabilidade que me é confiada prometo consagrar o melhor de minhas energias, o mais puro de meus sentimentos e todo idealismo à evangelização dos povos e à educação religiosa e afins. Renunciar a tudo que por ventura possa impedir o meu bom desempenho;

Àquele  que  é  poderoso  para  fazer  infinitamente  mais  do  que   pedimos  ou pensamos, segundo o poder que em nós opera; À Ele seja a glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre.  Amém! 

Narrador: Parlamentação – Veste Talar

Narrador: No ambiente acadêmico, fazem parte do cerimonial, sendo adotadas pelas universidades europeias a partir do século XIII, com o aparecimento da figura do reitor. Símbolos de poder, de posição hierárquica, as vestes talares têm o objetivo de destacar as pessoas que as utilizam das demais, dando-lhes especial representatividade. A palavra talar vem do latim talus, calcanhar, daí a expressão veste talar, "aquela cujo comprimento vai até os calcanhares".

Narrador: Convido os Doutores em Teologia da Comissão Especial a fazerem as condecorações e entrega de insígnias seguidas da oração consagratória e devia apresentação ao Doutor Jefferson Junior.

Executa-se

Narrador: Eu Vos apresento o Doutor em Teologia com Especialização e Exegese Bíblica Teólogo Dr Jefferson Anselmo Rodrigues dos Santos Junior. A corte pode Aplaudir.

Narrador: Convido a se aproximarem os Teólogos Pastor Antônio Medeiros e Bispo Roberto Avelar que estarão colando o Grau de Mestres em Teologia.

Narrador: Dom Elias procederá com o juramento

Diante  do  Deus  Altíssimo  e  desta  amada  igreja; Como remido no  Senhor  e  hoje,  reconhecido  Mestre  em Teologia. Declaro que:  Contarei sempre com a graça e o poder de Deus que me salvou e me chamou segundo seu propósito_para  ser  um obreiro  aprovado  que não  tem  do  que  se  envergonhar  e  que maneja bem a Palavra da  verdade.

Narrador: Convido os Doutores e Mestres em Teologia a fazerem a entrega de documentos seguidas da oração consagratória e devia apresentação aos Mestres Medeiros e Avelar.

Executa-se

Narrador: Eu Vos apresento os Mestres em Teologia Teólogo Mestre Medeiros e Teólogo Mestre Avelar. A corte pode Aplaudir.

Narrador: Convido a se aproximar a Teóloga Missionária Rose Medeiros que estará colando o Grau de Bacharel em Teologia.

Narrador: Dom Elias procederá com o juramento

Diante  do  Deus  Altíssimo  e  desta  amada  igreja; Como remida no  Senhor  e  hoje,  reconhecida Bacharela em Teologia. Declaro que:  Contarei sempre com a graça e o poder de Deus que me salvou e me chamou segundo seu propósito_para  ser  uma obreira  aprovada  que não  ++tem  do  que  se  envergonhar  e  que maneja bem a Palavra da  verdade.

Narrador: Convido os Doutores e Mestres e Bacharéis em Teologia a fazerem a entrega de documentos seguidas da oração consagratória e devia apresentação a Teóloga Rose Medeiros.

Executa-se

Narrador: Eu Vos apresento a Graduada em Teologia Teóloga Rose Medeiros. A corte pode Aplaudir.

Narrador: Execução de Um Louvor pelo (a) Cantor (a): Cantor Marcos Pereira

Executa-se

Narrador: Todos de pé por gentileza

Narrador: Com a palavra o porta vós de sua Majestade Real e Imperial Príncipe Dom Alexandre Carvalho para a apresentação oficial de suas prerrogativas dinásticas. (Sua Alteza Arquiduque Dom Iguaci Luiz de Gouveia Junior).

Executa-se
(Logo após assume a presidência dos trabalhos Dom Alexandre)

Narrador: Execução de Um Louvor pelo (a) Cantor (a): Cantor Eduardo Simões.

Solenidades

Narração: Convidamos aos Senhores e Senhoras que receberão a Medalha do Mérito Social Kofi Annan de Autoria de Sua Eminencia Reverendíssima Arcebispo Dom Elias Batista Nogueira da Comunhão Episcopal Protestantes.

Narração: Distinção: Sétimo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan estudou na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi (Gana, África) e completou o seu bacharelado em economia nos Estados Unidos, em 1961. No ano seguinte, começou a trabalhar para as Nações Unidas como funcionário de Administração e Orçamento da Organização Mundial de Saúde, em Genebra. Nos Estados Unidos, na sede da ONU, passou pelos principais cargos, antes de ser eleito secretário-geral, em 1º de janeiro de 1997, pelos próprios funcionários da entidade. No dia 29 de junho de 2001, por recomendação do Conselho de Segurança, foi reeleito para o cargo.

O seu trabalho em prol da paz mundial foi reconhecido. Em 2001, Kofi Annan dividiu com a própria ONU o Prêmio Nobel da Paz. Com o título, Annan passou a ser o quinto negro a receber a premiação. Antes dele, três dos mais importantes nomes na luta contra o racismo também foram agraciados: Nelson Mandela, em 1993, o bispo Desmond Tutu, em 1984. e o reverendo Martin Luther King, em 1964. O primeiro negro a receber o Nobel da Paz foi Albert John Lutuli, em 1960.

Poliglota, Kofi Annan ganhou destaque internacional em 1990, durante a invasão do Kuwait pelo Iraque. Na época, o então secretário-geral da ONU, Javier Pérez de Cuellar, autorizou a ida de Annan para o Iraque para tentar repatriar mais de 900 funcionários internacionais que estavam ameaçados pela guerra. Além de conseguir o seu objetivo, o político africano também denunciou as precárias condições vividas por 500 mil asiáticos que se encontravam nos dois países. Annan regressou a seu país de origem de 1974 a 1976, período em que assumiu o cargo de diretor da Empresa de Promoção Turística de Gana.

Além de suas funções oficiais, Annan sempre participou de atividades relacionadas à educação, ao desenvolvimento, ao bem estar e à proteção das pessoas. Mesmo com pouco tempo livre, devido às atividades exercidas na ONU, Kofi Annan foi conselheiro de muitos institutos nos Estados Unidos. Também foi por muitos anos presidente da Junta Diretora da Escola Internacional das Nações Unidas de Nova York, e formou parte da Junta de Governadores da Escola Internacional de Genebra, entre 1981 a 1983.

Como funcionário da ONU, Kofi Annan viajou para todos os continentes, sempre defendendo a paz. Nos conflitos internacionais, a sua postura sempre foi a mesma: a busca do diálogo. Kofi Annan também condenou a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, ação que derrubou o ex-presidente Saddan Hussein e deixou milhares de mortos de ambos os lados. Apesar de criticar duramente a postura do presidente George W. Bush, o político africano não conseguiu evitar a guerra entre os americanos e os iraquianos.

Narração: Nomes: Arcebispo Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Bispo Antônio Carlos da Costa Martins, Bispo Dom José Demontier dos Santos, Bispo Dom Reinaldo da Silva Tavares, Bispo Marcelo de Oliveira, Capelão Max Antônio Silva, Bispo Dom Jefferson Anselmo Rodrigues dos Santos Junior, Bispo Edson Santos dos Anjos, Bispo Dom Iguaci Luiz de Gouveia Junior, Bispo Jorge Lino dos Santos;

---- Executa-se

Narração: Entrega dos Títulos de Defensor dos Direitos Humanos por Sua Excelência Reverendíssima Dom Jefferson:

Narração: Distinção da Honraria: Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
 
Narração: Homenageados:
Episcopisa Dona Eliane Helena da Silva Nogueira, Pastor Pedro Silva da Costa, Irmã Ákila Paula Rodrigues Fuly da Costa, Episcopisa Georgete Moyses Teixeira, Presbítero Sérgio Gomes da Silva, Dom Roberto Avelar Coelho da Silva Azevedo, Irmã Dâmaris Pereira da Silva, Episcopisa Cristina da Silva, Gabriel Nicolau Braz;

---- Executa-se

Narrador: Execução de Um Louvor pelo (a) Cantor (a): Dueto Pr Moisés e Missionária Deise.

---- Executa-se

Narração: Entrega dos Títulos do Mérito Cultural Música Cristã por Sua Excelência Bispo Marcelo de Oliveira

Narração: Descrição do Mérito: Música cristã contemporânea é um gênero musical caracterizado pelo uso de ritmos como funk, samba,  pop e rock (entre outros) com letras de temática cristã. Pode ser considerado um segmento da indústria musical secular, uma vez que utiliza métodos seculares de gravação, produção, distribuição e divulgação, embora cantores, produtores e distribuidores embora não vejamos tais atividades como uma forma de entretenimento, mas como um ministério religioso Cristão. Utiliza-se linguagem popular em detrimento da linguagem refinada comum a hinos cristãos mais antigos. No Brasil a música cristã contemporânea é conhecida também como música gospel, apesar da diferença existente entre este gênero e a música gospel tradicional.

Narração: Relação dos Agraciados: Músico Paulo Silva da Costa; Músico Raphael Dastan; Cantor Carlos Simões; Cantor Matheus Pereira, Cantora Elen Silva de Moura, Grupo Missionárias de Cristo, Grupo Nazireu, Dueto Pr Moises e Miss Deise; Músico Valdeci da Silva Ventura;

---- Executa-se

Narração: Entregas das Titulações da Graça Magistral por Sua Eminência Dom Elias Batista Nogueira:

Narração: Distinção: As titulações a serem conferidas são das mais diversas tendo em vista o não comparecimento das autoridades que serão mencionadas a outros eventos nos quais se fizeram as referidas concepções. Cidadãos que se destacam nas atividades cotidianas por sua Distinção e Nobreza no bem servir ao próximo.

---- Executa-se

Concessão das Moções Ministeriais: Obreira Alessandra Conceição da Silva; Missª Gilmara Alice da Silva Marinho; Missª Roseli Anastácia Martins de Melo; Obreira Catarina Rodrigues de Almeida; Diácono Célio Reginaldo Moreira; Sr Ronaldo Melo dos Santos;

Posse dos Coordenadores

Titulação de Damas e Cavaleiros: Sr Vereador Amiltom Machado Domingues; Pastor Jocelino Tomas da Silva, Pastor Cosme Ferreira Pinto; Presbítero Paulo Correa da Silva, Diácono Marcolino Guedes Moraes Netto; Pastor Marcio Alves Rocha e Missionária Catia dos Santos da Silva.

---- Executa-se

Narração: Conseção da Palavra por questão da Ordem

Narração: Sua Eminência Arcebispo Dom Elias Batista Nogueira fará a Conseção da palavra as autoridades que necessitarem fazer uso da mesma de acordo com as regras parlamentares.

---- Executa-se

Após o uso da palavra pelas autoridades S. E. R. retornará a palavra ao Sr Capelão Mestre de Cerimonias.

Narração: Sua Excelência Bispo Antônio Carlos da Costa Martins efetuará a oração final e a bênção apostólica será impetrada pelo Arcebispo Dom Elias Batista Nogueira.

Executa-se

“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, “Excelente obra deseja.” (I Tm 3.1)”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário